Comece uma conversa

Olá! Selecione seu um contato.

icone_fechar icone_whatsapp

Notícias

Tipos de Suplementos

AUTOR: Poliana Veis – Zootecnista – Gerente Técnica na Macal Soluções em Nutrição

01 JUL 2020

design-sem-nome-2-010746.png
De forma a padronizar os tipos de suplementos destinados a bovinos, independente da empresa de nutrição que os fabrica, utilizam-se nomenclaturas estabelecidas em instrução normativa, vigente em todo o território nacional.  Assim, os suplementos são classificados em quatro grupos,  de acordo com sua composição:
  • Suplemento Mineral: macro + micronutrientes e até 42% de equivalente proteico;
  • Suplemento Mineral com Ureia:  macro + micronutrientes e no mínimo 42% de equivalente proteico;
  • Suplemento Mineral Proteico: macro+micro nutrientes, pelo menos 20% de proteína bruta (PB) e fornecer no mínimo 30 g de proteína por 100 kg de peso corporal;
  • Suplemento Mineral Proteico Energético: macro+micro nutrientes, pelo menos 20% de PB e fornecer no mínimo 30 g de proteína e 100g de Nutrientes Digestíveis Totais (NDT)  por 100 kg de peso corporal.
O equivalente proteico é a proteína proveniente de uma fonte de nitrogênio não proteico, normalmente a uréia. Se o suplemento mineral pode conter equivalente proteico e o mineral com ureia também, o que irá distinguir um do outro é a concentração deste ingrediente na fórmula, ou seja, abaixo de 15% de uréia ele será classificado como suplemento mineral, acima, como suplemento mineral com ureia.
Quanto a ser proteico ou proteico energético, precisamos buscar a recomendação de uso do produto por 100 kg de peso corporal. A partir daí, baseados no nível garantia de PB e NDT encontraremos o quanto o suplemento fornece em qual classificação se enquadra. Ex: Macal Fibralise N102 com 39% de PB e 59% de NDT, recomendação de fornecimento:  125 g de produto a cada 100 kg de peso corporal = produto fornece 48,8 g de PB e 73,8 g de NDT/100 kg de peso corporal, sendo então somente proteico, pois não atende o fornecimento dos 100 g de NDT necessários para classificá-lo também como energético.

Quer saber mais sobre a classificação dos suplementos? Consulte nosso departamento técnico.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, Instrução Normativa  nº 12,  de 30 de novembro de 2004, Brasil.

Confira também